O que o profissional de marketing estuda? COMECE AGORA

Para que possamos entender o que um profissional de marketing digital estuda, primeiro precisamos entender o que um profissional de marketing faz, quais são suas obrigações como profissional, objetivos e principais atividades exercidas. 

O que o profissional de marketing faz?

Para que possamos entender o principal papel do profissional de marketing, podemos começar por entender o que é marketing. Que em poucas palavras, podemos definir como agregar valor, a uma marca, produto, serviço ou pessoa.  

Sendo assim, o papel do profissional de marketing é aplicar isso, agregar valor as marcas, empresas e produtos na qual ele desempenha algum trabalho, a partir de estratégias desenvolvidas de maneira personalizada. 

Ele pode aplicar, alterar e desenvolver novas estratégias em diferentes aspectos e partes de um produto, seja no preço dele, na divulgação, distribuição, e até mesmo no produto em si.  

Para que o profissional seja completo, ele precisa então estudar e entender o funcionamento de cada uma dessas partes, intrinsicamente o profissional de marketing possui ligação com todos os departamentos de uma empresa, seja do financeiro até o RH. Então o que um profissional precisa saber e estudar para ser tão completo e conseguir gerar esses resultados em diversas áreas? 

O que estudar na prática

O que o profissional de marketing digital estuda?

Nesse tópico iremos abordar algumas das matérias e estudos que acreditamos ser os mais importantes para o bom desenvolvimento de um profissional de marketing, lembrando que essa é nossa opinião pessoal, e que muitos dos assuntos pode não ser encontrado em universidades e cursos tradicionais. 

Comportamento de compra

Entender a mente do consumidor, e os gatilhos que levam a realizar uma compra é uma, senão a matéria mais importante que todo profissional de marketing deve entender.  

Além de se tratar de um tema muito “subjetivo “, novas pesquisas e resultados de experimentos aparecem a todo momento, mudando nossa percepção e como abordamos o assunto. 

É de extrema importância que o profissional de marketing esteja em constante aprendizado nessa área. Entender a mente do consumidor e possíveis gatilhos que despertam o desejo de compra, é uma das principais armas para um bom desempenho de marketing. 

Esse conteúdo é visto de maneira muito superficial em universidades e cursos de marketing, porém pode ser encontrado em alguns bons livros, como: “A lógica do Consumo “de Martin Lindstrom. 

O livro aborda os principais estudos e descobertas do autor, a respeito da mente humana em sua relação com o momento da compra. Quais os principais aspectos na tomada de decisão, gatilhos, impressões de marca e agregadores de valor. 

Entender a mente do seu público, é entender como se comunicar diretamente com ele, é ter a capacidade de impactar sua tomada de decisão de maneira positiva, entregando uma mensagem personalizada. 

Ferramentas do Marketing Digital

O que o profissional de marketing digital estuda?

Apesar de ser muito controversa essa afirmação, e até negada no âmbito acadêmico. É muito importante conhecer e operar as principais ferramentas, responsáveis pela aplicação do marketing digital. 

O argumento que as universidades utilizam para pular ou ignorar essa etapa, é de que as ferramentas se atualizam e o ensino ficaria obsoleto. O que pode até ser verdade, mas teremos que aprender em algum momento, não? 

E sim, não adianta de nada operar as ferramentas e plataformas, sem um conhecimento sobre o macro, sobre marketing, como abordar o público, como se comunicar e agregar valor. Pois caso contrário, você estará apenas apertando botões sem sentido algum. Então vamos as principais ferramentas que lhe darão oportunidade de emprego e renda no mercado digital. 

Google Ads

Ferramenta responsável por gerenciar e criar os principais anúncios online, seja quando pesquisamos algo no Google, displays em sites parceiros, e até mesmo no Youtube. A plataforma do Google Ads é essencial para qualquer profissional da área.  

Mesmo que não seja de interesse do profissional, se especializar nessa área, é preciso entender como funciona, pois, seus concorrentes irão utilizar desse mecanismo, então entender seus conceitos básicos, formas de operar e resultados, é essencial para qualquer profissional da área. 

Meta Ads

Não muito diferente do Google Ads, o Meta ads, é a plataforma de anúncios do Facebook e Instagram, responsável pela criação, gerenciamento e lançamento de campanhas nas redes sociais. 

Dominar essa tecnologia, pode trazer muitos resultados para você e seus clientes. A plataforma Meta Ads, pode entregar um alcance incrível em suas campanhas publicitárias, aumentar a visibilidade de marca, elevar a consideração dos seus produtos e converter em vendas finais. 

WordPress

O WordPress, é uma plataforma de criação de blogs e sites, totalmente intuitiva e fácil de se trabalhar, possibilitando a criação de blogs mais simples, até sites institucionais completos. 

E extremamente importante que o profissional de marketing saiba dominar essa ferramenta, para desenvolver landing pages, sites e blogs para seus clientes. Acaba se tornando uma solução há mais oferecida pelo profissional, levando a mais serviços e faturamento. 

E mesmo que não deseje focar nessa área, muitos dos seus clientes irão trabalhar com sites, e para que você possa gerir uma equipe, ou trabalhar em conjunto com algum profissional que desenvolva site, é necessário ao menos entender o básico, pois só assim será possível conectar suas estratégias com as páginas e sites de seus clientes. 

logia, pode trazer muitos resultados para você e seus clientes. A plataforma Meta Ads, pode entregar um alcance incrível em suas campanhas publicitárias, aumentar a visibilidade de marca, elevar a consideração dos seus produtos e converter em vendas finais. 

Ferramentas de Edição

Entender do operacional, é de fato um diferencial do profissional de marketing, ter a capacidade de tocar um projeto sozinho, muitas vezes cuidando do planejamento, estratégia e executando ao mesmo tempo, pode lhe garantir uma autonomia e liberdade gigante. Ter conhecimentos básicos de ferramentas como Photoshop ou Canva, Editores de vídeo e aplicativos gerais de criação de conteúdo, fazem com que seu caminho no mundo do marketing, tenha mais opções.  

Design

O que o profissional de marketing digital estuda?

Talvez à primeira vista, essa pareça demais, fora do escopo, pois um designer é outro profissional, extremamente importante para as empresas, mas porque então o responsável de marketing deve entender sobre design? 

Bem, essa é uma crença muito pessoal, mas, entender sobre os assuntos pertinentes que trabalham em conjunto com sua especialidade, só vai lhe ajudar, como você pode sugerir uma alteração, ou até mesmo um novo design, se você não faz ideia alguma do que está ali. Quais princípios ele trabalhou, qual foi a proposta, técnicas empregadas e muito mais. 

Ao menos ter uma base, de como impactar as pessoas pelo design, principais objetivos, irão ajudar a lhe tornar um profissional mais completo, ainda mais se ainda não tem certeza de qual área deseja atuar com ênfase. 

Copywriting

Copy como ficou conhecido hoje em dia, é a arte da escrita persuasiva, ser capaz de impactar o consumidor através das palavras. O profissional dessa área se tornou extremamente valorizado, tanto na criação de landing Pages, quanto para criação de conteúdos e apresentações de marcas. 

Ser capaz de trabalhar a emoção do público através da escrita, é uma arma poderosa, que muitas vezes pode ser decisiva na tomada de decisão.  

Dominar essas técnicas, podem lhe garantir maiores resultados nas campanhas e estratégias desenvolvidas, agregando valor para seus clientes e parceiros. 

Oportunidades de trabalho

É verdade que o mercado do marketing digital está saturado, porém não de bons profissionais e sim de buscadores de oportunidades, que possuem uma visão deturpada sobre o que é o marketing. 

O bom profissional de marketing, competente e honesto, sempre terá espaço dentro do mercado de trabalho, podendo atuar em diferentes segmentos do mercado. 

Iniciando sua carreira como Estagiário de Marketing, Analista de Marketing e assim galgando seu espaço dentro de corporações. Seja dentro de empresas focadas em marketing, agências, ou até mesmo dentro de departamentos de marketing interno. 

Ou caso prefira, seu conhecimento lhe dará suporte necessário para criar sua própria empresa, empreender e utilizar seu conhecimento em benefício próprio. 

As oportunidades são inúmeras, por conta de o profissional de marketing ter a habilidade de agregar valor as marcas, produtos, pessoas e serviços.  

Seja trabalhando em setores, criando estratégias, novos produtos ou até mesmo gerenciando seu próprio negócio, a formação e estudo do marketing lhe darão bagagem para descobrir novas oportunidades. 

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