Como Criar um Site – Guia para Iniciantes

Por que criar um site?

Quando falamos de negócios online, e como criar um site, empresas que buscam conquistar espaço no mercado digital, é muito comum nos depararmos com a necessidade da criação de um site. Mas o que de fato, ele pode me trazer de benefícios?   

Um site é como sua casa, sua loja no mundo digital, onde os clientes entram para conhecer mais sobre a marca, seus produtos, e escutam aquilo que você tem a dizer sobre sua oferta. Um site online pode atrair público específico que já procura por aquele produto que você fornece, ou aquele serviço em que trabalha. 

Para uma empresa, ter um site, é como de fato existir no mercado digital, você tem sua residência própria, onde você pode mudar os móveis de local, realizar reformas, cuidar do seu jeito, antes de receber suas visitas. 

 

1° Passo – Ter um domínio

Como criar um site

Um domínio é como a patente de um produto, ou seu nome registrado em cartório, e a certificação de que apenas você irá ter aquele nome de site, único, e para fazer isso o processo é muito simples. 

Acesse qualquer plataforma ou site de registro, como: registro.br, godaddy.com e muitos outros, lá você irá pesquisar o nome que deseja colocar em seu site, www.seusite.com.br, a plataforma irá dizer se alguém já está usando esse nome, ou se ele está disponível. 

Para obter esse domínio único você irá pagar um valor anual, semestral, de acordo com cada plataforma, para que esse nome de site fique em seu nome. Feita a parte legal, da “papelada” está na hora de irmos para o segundo passo de como criar um site. 

2° Passo – Hospedagem

Como criar um site

Nosso próximo passo, é basicamente a parte onde fazemos o site existir, deixamos ele online, e para isso nós precisaremos hospedar em alguma plataforma, a sua escolha também, existem ótimas empresas como hostinger, locaweb e inúmeras outras que possuem planos de diferentes preços e especificações.  

Basicamente a hospedagem, é o local onde você irá deixar aquele domínio que compramos visível, para o público, online e funcional. As empresas de hospedagem cobram valores mensais pelo serviço de hospedagem, mas para quem está iniciando em seu primeiro site, eu recomendo que fique com os planos mais básicos, que já irão lhe atender de maneira excelente, além de serem mais baratos para o início.   

3° Passo - Criação do Visual

Como criar um site

Seu site já está no ar e online, porém ele é uma tela em branco, sem nada a ser visto, sem navegabilidade, sem conteúdo. É preciso agora, iniciar um processo de design e estrutura do site. 

Nesse momento existem inúmeras opções de como fazer, diferentes linguagens de programação, diferentes ferramentas para construção do site, algumas mais complexas, outras mais simplificadas, mas todas podem atingir o resultado que deseja. Nessa hora é tudo questão de preferência e custo, pois algumas escolhas irão necessitar de mais aporte e estrutura, como programadores ou até mesmo equipes de UX e UI.  

Porém essas questões são levadas em conta para projetos maiores e com grande carga de conteúdo, dados e segurança a ser aplicada no site, como por exemplo a página de um banco. Para o primeiro site, nós podemos optar por ferramentas mais intuitivas, como WordPress, que lhe permite escolher designs prontos e reeditá-los para adequar a sua marca. 

O que levar em conta para construir o site?

Existem alguns aspectos que devemos levar em conta, para alcançar os melhores resultados em nosso site, como eu disse, ele é como uma loja sua, que recebe visitantes, porém, nem todas as lojas estão sempre cheias, certo? Então como ter os melhores resultados e ter seu site sempre com movimento e atraindo os clientes certos… 

Navegabilidade

Navegabilidade se diz respeito a como as pessoas “mexem” no seu site e como ele responde a isso, quando seu público acessa um site, ele espera encontrar aquilo que busca, de maneira rápida, intuitiva sem burocracia.  

A navegabilidade é a rota que você irá criar, para guiar esse usuário, assim que ele acessar seu site, qual o caminho você deseja que ele tome? Criar uma rota certa, que faça experiência desse cliente ser a melhor possível, é uma das coisas mais importantes para se ter em mente quando desenvolvemos um site do zero. 

Quando falamos sobre navegabilidade, nós também abordamos as questões técnicas do site, como por exemplo, a velocidade com que esse site abre e reage. Ter um site muito pesado, que demora para abrir suas páginas, é um dos maiores erros que as pessoas cometem ao iniciar um projeto de desenvolvimento de site.  

O público está cada dia mais ansioso, e menos paciente para buscar as respostas, fazê-lo esperar para abrir uma página ou encontrar uma resposta, pode significar o fechamento do seu site, a desistência desse usuário. 

Então quando for criar seu primeiro site, tente mantê-lo simples, direto ao ponto, com imagens mais leves, tempo de resposta mais rápido, tudo isso para guiar o usuário para melhor experiência possível, e não se perder durante o processo. 

 

Design

Uma questão muito negligenciada é o design da página, como você atrai visualmente seu público para as partes que precisam da atenção dele no site. 

O design de uma página pode ser determinante para criar a sensação de familiaridade do seu público, conexão emocional e construir confiança. Algo que vai muito além das cores que você utiliza, elementos e tipografia. 

Quando nós falamos do design de uma página, estamos nos referindo a facilitação para interpretar a mensagem, o trabalho de um bom design, é traduzir a mensagem da maneira mais simples para o seu público, evitando confusão e agregando valor a marca. 

Todos esses aspectos precisam estar ligados diretamente a identidade da marca, pois cada marca tem seu posicionamento e comportamento perante os clientes. 

SEO

Essa talvez seja a parte mais complexa e técnica na criação de um site. Um desafio até mesmo para profissionais experientes na área. 

SEO, é a otimização da sua página com estruturas e técnicas para facilitar e obter os melhores resultados nos mecanismos de busca, como o Google.  

Seja na escolha da palavra-chave, quantidade de caracteres na página, conteúdo original e único, otimização de imagens, velocidade do site e dezenas de outras questões. Essa deve ser a última parte a se levar em conta na criação de um site inicial, a cereja no topo do bolo, que só deve ser colocada, após o bolo estar totalmente pronto. 

FOCO E OBJETIVOS

Como criar um site

Essa é uma dica bônus, que não envolve questões técnicas nem nada, mas que é fundamental para o sucesso do seu site, o foco dele. O que você deseja que seus usuários ao visitarem o seu site façam, fechem uma compra? Entre em contato pelo WhatsApp? Preencham um formulário, ou até mesmo façam o download de um ebook. 

De acordo com seu objetivo, com a ação que você almeja alcançar nos seus visitantes, você deve estruturar seu site, vamos utilizar um exemplo prático para que fique de fácil visualização.  

Digamos que você deseja receber cotações por meio do WhatsApp, o que você deve fazer então na sua página? Direcione a atenção dos seus visitantes para seus botões de conversa, com chamadas para ações irresistíveis, como: Orçamento online grátis, fale conosco agora e demais frases que facilitam o contato.  

Repita esses botões ao longo dá página, para facilitar o contato, onde quer que esse usuário esteja. Desperte a curiosidade dele com pequenos textos e infográficos para que ele fique curioso a ponto de entrar em contato para tirar essas dúvidas. 

Aprimore, estude seu público e teste novas coisas, esse é o grande diferencial de uma empresa que está disposta a mudar e alcançar seus objetivos, por mais que seja um grande passo criar um site do zero, não precisa ser algo complexo e estressante, veja como um desafio e aprendizado, onde você poderá impactar e obter feedback do seu público quase que instantaneamente.  

Contudo, esses são os principais passos para criação de um site inicial, do zero. Ao longo da sua jornada novas técnicas e ferramentas se tornarão comum, aprimorando ainda mais seu espaço online. Esperamos que tenha gostado desse artigo e lhe ajudado de alguma forma. 

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *