marketing para dentistas

 Top 1# Guia COMPLETO De Marketing Para Dentistas

Nesse artigo, nós iremos apresentar as melhores estratégias de marketing para dentistas e clínicas odontológicas, em nossa opinião. Mas para isso precisamos primeiro entender o cenario atual. Hoje no Brasil nós contamos com mais de 94 mil números de CNPJ abertos para atividades odontológicas, em cada bairro, cada região, temos diversas opções de clínicas e profissionais da área. E o que eu quero dizer com isso? Que a concorrência é grande, e que a briga por clientes também é. Mas como é possível então ter sucesso nessa área, como se destacar dos demais profissionais e atrair mais clientes?  

Nós vamos apresentar algumas estratégias, ferramentas e formas de se destacar no mercado, garantir visibilidade e assim ter sucesso com sua clínica e carreira. 

Você é uma marca

O ponto inicial é entender que para qualquer estratégia funcionar, você deve entender que você é uma marca, sua clínica é uma marca. A única forma de se diferenciar, é ter uma marca, se portar como uma marca, ter a sua identidade única e diferencial no mercado. 

É preciso que o público entenda que você não é qualquer profissional, que seu estabelecimento não é uma clínica genérica, que por sua vez oferece um serviço genérico. Se portar como uma marca única lhe dá o potencial de ser reconhecido e de se destacar no meio de tantos outros profissionais.  

Você pode se destacar pelo serviço que oferece, sua especialização, pela forma como realiza os atendimentos, a comunicação com seu público e os mais diversos aspectos. O mais importante é ter isso bem claro, bem definido, pois irá ajudar a identificar seu público-alvo e como trabalhar as estratégias. 

Identificando seu público

marketing para dentistas

Após você ter desenvolvido sua marca, com seus pontos fortes, diferenciais de mercado e áreas de especialização, está na hora de identificar seu público-alvo. Baseando-se na sua marca, e no serviço que você oferece, é possível identificar seu público-alvo. Digamos que você oferece tratamentos mais seletos, com preços mais elevados, utilizando matéria prima importada, por hora, nós podemos entender que seu público, possivelmente tem um poder aquisitivo maior, está propenso a pagar mais por tratamentos, algo mais sofisticado e personalizado. 

A partir disso, podemos segmentar a região, idade, gênero, gostos, hábitos e todas as informações complementares para ter um perfil completo do seu público-alvo. E quando esse perfil estiver traçado com precisão, podemos então iniciar com todas as estratégias de marketing para dentistas e clínicas odontológicas com maior precisão.

Ter um perfil no Google

Algo que é extremamente eficaz e poderoso para atrair o público local para clínicas odontológicas e dentistas, é o perfil do Google meu negócio. Além de ser completamente gratuito e simples de se criar, é possível recolher avaliações e comentários dos seus clientes, criado assim uma comunicação horizontal. 

Essa mesma avaliação dos seus clientes, irá lhe proporcionar uma nota, para o seu estabelecimento, funcionando como um termômetro para novos clientes tomarem decisão, se irão ou não conhecer seu estabelecimento. 

Nós já criamos um artigo completo de como colocar sua empresa no Google, então caso tenha qualquer dúvida, lá nós criamos um passo a passo do zero. 

Anúncios na Rede de Pesquisa

Essa provavelmente é a estratégia de marketing para dentistas e clinícas mais poderosa que você pode utilizar, os anúncios Google em rede de pesquisa. Sabe quando você está buscando um produto, ou serviço, e vai direto lá no Google digitar aquilo que precisa? Então, os 4 primeiros resultados que aparecem, logo de cara, são anúncios pagos. Imagina só então, todas as pessoas da sua região de atuação, ao pesquisarem por dentista, ou qualquer termo semelhante, darem de cara com o link da sua clínica. 

É exatamente isso que os anúncios de rede de pesquisa Google fazem, colocam você direto em contato com seu público ideal, cortando qualquer outro intermediário. Nós também temos um artigo sobre como fazer tráfego pago, de uma conferida caso queira iniciar por conta própria. 

Anúncios de Mapa Google meu negócio

Agora que sua clínica já possui uma conta no Google meu negócio, você pode também optar por anúncios de mapa. Quando alguém da região pesquisa por clínicas, o Google mostra todas as empresas desse segmentado cadastrada, próximas a esse cliente.  

Porém a ordem que elas aparecem, é definida pelo perfil, avaliações e proximidade, podendo criar várias e várias páginas de concorrentes. Algo que é primordial, é seu estabelecimento aparecer na primeira página de mapa. Por conta da maioria das pessoas não passarem para segunda página sequer. 

Criar um anúncio estratégico para seu perfil do Google meu negócio, pode deixar sua empresa no topo, dos primeiros resultados, e ainda se repetir nas demais páginas, trazendo mais visibilidade e relevância para o seu estabelecimento. 

Perfil Poderoso nas Redes Sociais

marketing para dentistas social media

Criar um perfil nas redes sociais, com fotos reais, seguidores engajados e conteúdo relevante, pode ser uma grande arma para atrair clientes, e arrematar aqueles que ainda estão na dúvida. 

Tenha um perfil transparente, que compartilha o dia a dia da clínica, seus procedimentos, conteúdo educativo, dicas e tudo que tenha relação com o meio social da clínica.  

Crie uma bio explicativa, de fácil entendimento e que possibilite as pessoas entrarem em contato para tirar dúvidas, seja por um link de WhatsApp, formulário ou site. Deixar claro seus procedimentos e como você trabalha, também é um grande fator decisivo para tomada de decisão de um novo cliente. 

Separe seus melhores conteúdos, que explicam sobre seu trabalho e fixe ele no topo, para que fique visível para todo novo visitante. 

Lista de e-mail para clientes

Conquistar novos clientes, não é o último passo para ter sucesso e vendas, é preciso manter seus clientes ativos, lembrando da clínica para futuros procedimentos. Uma maneira muito prática e econômica de se fazer isso, é através de plataformas de e-mail marketing, que lhe possibilitam realizar disparos em massa. 

Utilizar o contado dos seus clientes, para encaminhar e-mails esporádicos, como em datas comemorativas, feriados, ou até mesmo no aniversários. É uma ótima forma de manter esse cliente ativo, lembrando da marca. 

Isso encurta a distância entre consumidor e marca, além de melhorar a comunicação. Ter uma carteira de clientes fiéis ativos, pode trazer muitos benefícios, como indicação e reincidência de consumo. 

Marketing para dentistas físico (no consultório)

Quando falamos de estratégias de marketing para dentistas e clínicas odontológicas, nós não podemos nos limitar apenas as estratégias digitais. Seu consultório pode estar todo preparado para receber esse cliente e agregar o máximo de valor para ele. 

Estratégia Olfativa

Você pode por exemplo, trabalhar com uma fragrância única no ambiente, que traga calma, relaxamento e crie uma sensação única para o ambiente, sendo inesquecível para os visitantes. 

Visual

Caso tenha um monitor, televisão na recepção ou área comum, é possível criar vídeos institucionais, apresentando todos os tratamentos e procedimentos oferecidos, para os pacientes que aguardam. Dentro desse cenário existe a possibilidade do seu público criar o desejo por algum outro procedimento estético apresentado. 

Feedback

Deixe disponível QR Codes na recepção, que encaminham o cliente diretamente para avaliar sua clínica no Google, além de proporcionar avaliações que ajudar a lhe posicionar no Google, você tem um termômetro em tempo real sobre seu serviço.  

Presenteie

Brindes personalizados, disponibilizar brindes personalizados da clínica para seus clientes (especialmente público infantil) é uma estratégia muito válida, que além de não ter um custo elevado, cria uma ligação quase que emocional entre cliente e marca. 

Considerações finais

A aplicação dessas estratégias de marketing para dentistas e clínicas odontológicas é algo gradual, ter um processo assertivo e padrão é algo que leva tempo, e infelizmente exige alguns testes e erros. Porém, assim que seu sistema de marketing estiver aprimorado a captação de novos clientes irá se tornar algo simples, e menos custoso. 

Então não se desanime no começo, pois esse é o momento mais crítico da sua jornada, muitas vezes, pode parecer que as coisas não irão dar certo, mas se mantenha firme e acredite no processo, aprimore e pratique todos os dias as estratégias, que eu garanto, seus resultados começarão a aparecer quando se menos esperar.  

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