O que é tráfego pago ?

Nesse artigo você conseguirá entender de uma vez por todas, o que é tráfego pago, gestão de tráfego, como fazer, onde, porquê e muito mais. Mas vamos começar do inicio então…

O que é tráfego?

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Tráfego refere-se ao número de visitantes que acessam um determinado site ou plataforma online em um determinado período de tempo. É uma medida importante para avaliar o desempenho de um site e sua popularidade entre os usuários. O tráfego pode ser medido em termos de visitas únicas, visualização de páginas, tempo de permanência no site e outras métricas relevantes. 

Diferentes tipos de tráfego

Existem diferentes tipos de tráfego que podem ser classificados de acordo com sua origem e natureza. Alguns dos principais tipos de tráfego incluem: 

Direto: quando os usuários digitam diretamente o endereço do site em seu navegador ou clicam em um link salvo em seus favoritos. 

Orgânico: quando os usuários encontram o site através de mecanismos de busca, como o Google, Bing ou Yahoo. 

De referência: quando os usuários chegam ao site através de links em outros sites, como blogs, fóruns ou redes sociais. 

Pago: quando os usuários acessam o site através de anúncios pagos, como os anúncios do Google AdWords ou Facebook Ads. 

Social: quando os usuários chegam ao site através de links compartilhados em redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn. 

E-mail: quando os usuários acessam o site através de links em e-mails de marketing ou newsletters. 

Cada tipo de tráfego pode ter diferentes taxas de conversão e engajamento, contudo, é importante entender a origem do tráfego para otimizar as estratégias de marketing e melhorar o desempenho do site. 

O que é tráfego pago?

Tráfego pago é um tipo de tráfego de visitantes para um site ou plataforma online que é originado a partir de anúncios pagos. Isso significa que o proprietário do site paga para exibir seus anúncios em diferentes canais. Como sites de busca, redes sociais, blogs e outros sites, com o objetivo de atrair mais visitantes para o seu site. 

Os anúncios podem ser exibidos de várias formas, como resultados de pesquisa patrocinados, banners, anúncios em vídeo, anúncios de texto, entre outros.

 Os anúncios geralmente são segmentados para atingir um público específico com base em seus interesses, comportamentos e histórico de navegação. 

O tráfego pago pode ser uma estratégia eficaz para aumentar o tráfego e a visibilidade do site em um curto período de tempo, especialmente para novos sites ou negócios que ainda não têm uma presença estabelecida na internet.

 No entanto, é importante gerenciar cuidadosamente o orçamento e o desempenho dos anúncios. Para garantir que eles estejam alcançando os objetivos de negócios e oferecendo um retorno sobre o investimento (ROI) positivo. 

Tipos de tráfego Pago

Existem diferentes estratégias para se atingir diferentes objetivos, quando falamos de tráfego. Seja por interesse visual, busca segmentada por palavra, vídeos e demais estratégias . Vamos lhe apresentar cada uma delas, e suas principais diferenças. 

 

Rede de Pesquisa Google

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A rede de pesquisa do Google Ads é uma plataforma de publicidade online que permite que as empresas exibam anúncios de texto relevantes para os usuários que estão pesquisando termos específicos no Google. 

Ao utilizar a rede de pesquisa do Google Ads, os anunciantes podem alcançar clientes potenciais no momento em que eles estão procurando por produtos ou serviços semelhantes aos que são oferecidos. 

  Os anúncios da rede de pesquisa aparecem nos resultados da pesquisa do Google como “anúncios” ou “anúncios patrocinados”, geralmente no topo ou na parte inferior da página de resultados.

 Eles são exibidos com base nas palavras-chave escolhidas pelos anunciantes e na relevância e qualidade da página de destino para a qual o anúncio está direcionando. 

  O processo para criar um anúncio na rede de pesquisa do Google Ads envolve a escolha de palavras-chave relevantes para o seu negócio. Contudo a criação de anúncios atraentes envolve, títulos e descrições persuasivas, e a definição do orçamento e do lance de palavras-chave para o seu anúncio. 

  Para otimizar o desempenho dos anúncios da rede de pesquisa do Google Ads, é importante monitorar regularmente as palavras-chave e os anúncios. Pois ajustar de acordo com as informações obtidas, pode fazer toda diferença.

Também é importante testar diferentes variações de anúncios e elementos de cópia para determinar o que funciona melhor para o seu público-alvo e objetivos de negócios. 

Rede de display Google

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O Google Display é uma plataforma de publicidade online que permite que anunciantes exibam anúncios gráficos em diversos sites da web, alcançando um público amplo e diversificado. 

A rede de display do Google inclui milhões de sites parceiros que exibem anúncios gráficos, bem como aplicativos para dispositivos móveis e vídeos do YouTube. 

  Os anúncios do Google Display são exibidos em diversos formatos, incluindo banners, anúncios de texto, anúncios em vídeo e anúncios interativos.

 Eles podem ser segmentados com base em diversos critérios, como localização geográfica, interesses do usuário, comportamento de navegação, dados demográficos e muito mais. 

  Uma das principais vantagens do Google Display é a sua capacidade de alcançar um público amplo e diversificado. Pois os anunciantes podem exibir anúncios para usuários que estão navegando em sites relacionados ao seu produto ou serviço.  Como para usuários que demonstraram interesse em tópicos relevantes ou visitaram sites relacionados no passado. 

  Para criar anúncios no Google Display, os anunciantes precisam configurar uma campanha no Google Ads. Contudo é importante definir os objetivos de publicidade, o orçamento, o público-alvo e os formatos de anúncios. 

Também é importante criar anúncios atraentes e relevantes para o público-alvo, usando imagens e copys persuasivas para atrair a atenção do usuário e incentivá-lo a clicar no anúncio. 

  Com uma estratégia bem planejada e uma execução cuidadosa, o Google Display pode ser uma ferramenta eficaz para aumentar a conscientização da marca, impulsionar o tráfego do site e gerar leads e vendas.

Youtube Ads

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Os anúncios em Youtube, fazem parte dos anúncios geridos pela empresa Google, você pode cria-los a partir da plataforma Google Ads também. 

Esses anúncios são aqueles famosos vídeos que aparecem antes de algum outro vídeo que você estava assistindo no Youtube, lhe ofertando um produto, curso, serviço, ou até mesmo apresentando uma marca. 

Existem algumas opções de configuração para esses anúncios, como vídeos mais longos onde o público pode pular, caso queira, vídeos mais curtos onde não é possível pula-lo. 

O grande diferencial é o grande apelo visual, por se tratar de um vídeo. A capacidade de passar a mensagem da marca, elevar o reconhecimento e familiarizar o público com a marca, é a maior dentre as estratégias de tráfego pago. 

A estratégia em Youtube Ads, permite que o público a partir de um clique em seu anúncio, seja direcionado para sua página (site). Onde esse mesmo pode ser convertido em comprador, lead potencial para estratégias de remarketing entre outras estratégias. 

Shopping (Google Merchant)

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ssa estratégia é especificamente aconselhada para venda de produtos tangíveis, para o consumidor final, varejo. Ligada diretamente a um e-commerce, que possibilite a compra online. 

Um bom exemplo para utilização dessa estratégia é na venda de celulares, geladeiras, cadeiras, sofás, eletrodomésticos em geral e demais produtos segmentados. 

Esse anúncio visual mesclado com texto, aparece na rede de pesquisa do google ou na aba comprar de pesquisas, com descritivo de item, preço, condição. Para que o público possa comparar com as demais concorrentes, além de ter uma visão ampla do produto no mercado. 

Anúncio Local

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O anúncio local é direcionado para empresas e lojas que possuem local físico, e desejam atrair público para seu estabelecimento, seu ponto de venda. 

A partir das pesquisas em Mapa, o google destaca seu endereço e sua empresa, utilizando sua conta do Google meu negócio como base. 

Assim qualquer público que pesquise por empresas na região, ou até mesmo seu produto/serviço, pode encontrar seu ponto de venda, comparar avaliações, fotos, acessar o site, solicitar rotas e descobrir como visitá-lo. 

Anúncios em social mídia

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Outro segmento de tráfego pago, são os anúncios em redes sociais, como Facebook, Instagram ou até mesmo LinkedIn. 

Esses anúncios majoritariamente são visuais, como imagens ou vídeos que aparecem no seu feed, enquanto você navega entre postagens, e vídeos. Os anúncios em redes sociais são direcionados para um público segmentado a partir de interesse, histórico de navegação, localização e até mesmo poder aquisitivo. 

A grande sacada dos anúncios em social mídia, é trazer um design simples e que se destaque. Ao navegar em qualquer rede social, somos bombardeados de informações, imagens e designs constantemente. Ser mais um no meio de muitos, não é algo que irá trazer resultados visíveis para suas campanhas. 

Foque em uma mensagem direta, de fácil entendimento. Não complique a interpretação visual do público criando designs complexos, que precisem de esforço para compreender. Uma mensagem simples e direta, aliada de um design que simplifica toda mensagem facilitando a interpretação e entendimento, são o segredo para o sucesso desse tipo de anúncio.  

 

Quanto custa o tráfego pago

O custo do tráfego pago pode variar de acordo com vários fatores, como o canal de publicidade utilizado, a segmentação de público, a concorrência por palavras-chave e o desempenho dos anúncios. 

  No Google AdWords, por exemplo, o custo por clique (CPC) pode variar de alguns centavos a dezenas ou mesmo centenas de dólares, dependendo da concorrência pela palavra-chave.  

Em redes sociais como o Facebook e Instagram, o custo pode ser determinado por impressão ou por clique, e pode variar de alguns centavos a alguns dólares. 

 Para gerenciar melhor o custo do tráfego pago, é importante definir um orçamento diário ou mensal e acompanhar regularmente. O desempenho dos anúncios, ajustando as segmentações de público, as palavras-chave e o conteúdo dos anúncios para melhorar o ROI. 

Vamos criar um exemplo hipotético para que você entenda o potencial dos anúncios mediante o valor investido, suponha que para o seu nicho e palavra-chave o custo por clique seja R$ 1,00. 

 O seu valor disponível para orçamento mensal é de R$ 100, ou seja, você levará 100 pessoas para o seu site, você comprará 100 cliques de público segmentado para o seu site. 

 

CPM – Custo por mil Impressões

Outro modo de definição de custo é o CPM, ou seja, o custo por mil impressões (visualizações), essa experiência de custo, se baseia da visibilidade do anúncio.  

Utilizamos essa estratégia quando não temos como principal estratégia o clique, tráfego de fato, mas a visualização da marca, repetidas vezes, no menor tempo. O foco dessa estratégia é fixar a marca na mente do consumidor. 

Aliada a outras estratégias pode ser muito poderosa, como forma de despertar a curiosidade, e induzir o comportamento de busca pela marca. 

Veja a definição do Google sobre CMP;  

“Uma forma de definir lances em que você paga por mil visualizações (impressões) na Rede de Display do Google. Com os lances de CPM visível (vCPM), você paga somente quando seus anúncios podem ser visualizados. Os lances de CPM existentes serão convertidos para vCPM automaticamente, mas é melhor que você atualize seus lances, já que as impressões visíveis podem ser mais valiosas”

Mas por que é tão importante investir em tráfego pago?

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A resposta pode ser bem simples. Você precisa ser visto, para vender, e a maneira mais eficiente ou mais ágil de fazer isso acontecer, é a partir de estratégias de tráfego pago. 

 A partir do momento que sua empresa, produto ou serviço, estão inseridos no mundo online, entende-se que o objetivo é, aumentar a relevância da marca, reconhecimento e faturamento. 

Para que isso aconteça, é preciso que seu público, ou seja, aquela pessoa que tem interesse ou precisa do seu produto/serviço, encontre ele com facilidade. 

Facilitar o acesso e estar visível para as pessoas, é o primeiro passo para começar a conquistar seu público online, ser reconhecido. Qualquer marca que seja de difícil acesso, complicada e de certa forma restrita para o público, perde grande potencial de suas vendas a cada dia. 

A forma como o tráfego pago pode levar um público seleto, que possui interesse em seu produto ou serviço, para suas páginas, é extremamente eficaz quando falamos de converter vendas. 

Dicas para seu tráfego pago

Vamos elencar aqui, alguns pontos essenciais quando você for criar suas campanhas e estratégias de tráfego pago.  

Conheça seu público, saiba como ele pesquisa, onde ele está, quais plataformas ele usa, qual a jornada de compra específica para o seu produto e comunicação de venda. 

Estude seus concorrentes, uma ótima estratégia para ter boas campanhas, é ver como seus principais concorrentes estão trabalhando seu tráfego pago, e aprimorar essas estratégias. 

Use mais de uma estratégia, é essencial ao iniciar com tráfego pago, que você utilize mais de uma estratégia para iniciar. Pois assim, você terá dados o suficiente para entender de maneira prática, o que mais funciona para seu público e o que não funciona. Assim você pode otimizar aquilo que funciona e excluir o restante. 

Crie metas, saiba onde você deseja chegar, e quanto você pode gastar para conquistar cada cliente (CAC), pois assim é possível entender, se as suas campanhas estão lhe trazendo resultados reais ou não. 

Seja específico, trabalhe com segmentos fechados, principalmente se sua verba é mais baixa ou restrita, segmentar seu público lhe dará taxas de conversão mais alta e custará menos no final do mês. 

 Não desista no primeiro erro, é comum o comportamento de público mudar, tendências, concorrentes surgindo e mudando toda a dinâmica. Mas a partir da experimentação e análise criteriosa dos seus dados, será possível entender a melhor estratégia para você.

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