marketing para advogados

GUIA COMPLETO de Marketing para Advogados do zero

O setor jurídico talvez seja uma das áreas de maior concorrência e prestígio em nossa país. Hoje, são mais de 1,3 milhões de pessoas exercendo a atividade, e com esse número cada vez maior, a briga por um espaço ao sol é dura. Se diferenciar, promover e ser visto por aqueles que precisam do seu serviço, é uma tarefa indispensável, e ai que entra o marketing para advogados.

A base do marketing para advogados

Antes de tudo é preciso entender os limites e até onde a legislação permite a divulgação de serviços jurídicos. Para isso você pode consultar o conselho federal da OAB, nesse link você encontra tudo aquilo que é permitido aplicar em estratégias e aquilo que não pode ser feito por nenhum profissional.

Agora que você já viu, tudo aquilo que é permitido no marketing para advogados, nós podemos iniciar o passo a passo do zero, para que sua carreira decole.

Conhecer sua área e público

Algo bem básico de qualquer estratégia de marketing é a segmentação, e no marketing para advogados não é diferente. Porém existe um jeito bem simples de realizar essa parte. Como por padrão o ramo jurídico possui um leque vasto de áreas, cívil, criminal, empresarial, ambiental entre muitas outras.

Segmentar suas estratégias e público pela área de sua escolha é uma ótima idéia, pois facilita toda parte de identificação do públlico alvo. Digamos que sua área seja ambiental, então a partir dessa informação conseguimos entender, quem precisa dos serviços de um advogado ambiental ? Onde esse público está ? Qual sua principal dor e dificuldade que você pode solucionar ?

Esse processo é essencial antes de se iniciar qualquer estratégia de marketing, seja ela digital ou offline, entender para quem você comunica é o primeiro passo.

Esteja presente para as buscas

Vamos começar pelas estratégias de inbound marketing, que basicamente são quando o cliente vem até você, seja porque ele pesquisou no Google, encontrou seu instagram, viu um artigo publicado em seu blog ou até mesmo uma indicação.

Essa estratégia é uma das melhores, pois o cliente veem até você, tirando todo esse peso da prospecção chata e tradicional. Nesse processo o cliente já está em busca do seu serviço, ele sabe o que precisa e gostaria de conhecer sua proposta, nós chamamos isso de um lead qualificado.

E para que isso aconteça, você precisa estar presente em todos os lugares, aplicando estratégias de conteúdo, as quais vamos abordar agora, uma a uma.

Criar conta no Google para seu escritório

marketing para advogados

Uma forma do seu serviço ficar visível para as pessoas em sua região, é criando uma conta no Google meu negócio, ferramenta gratuita oferecida pelo Google para que as empresas possam se conectar com clientes da área.

Ela permite o preenchimento das informações como, serviços oferecidos, faixa de preço, horários de atendimento, fotos, videos e receber avaliações dos seus clientes. É uma forma gratuita de ser encontrado quando procurarem seu serviço oferecido no Google, a ferramenta mostra seu perfil para público próximo da sua região geográfica.

Nós temos um artigo completo sobre como criar sua primeira conta do zero, então caso tenha qualquer dúvida, basta clicar nesse link.

Crie artigos sobre seu nicho

Se você adora escrever e domina essa arte, então eu tenho a estratégia certa para você. Em seu blog, site ou plataforma, escreva artigos e conteúdos relacionados sobre o seu nicho, no caso sua área de atual do direito. 

Pesquise quais são as principais dúvidas, e curiosidades que o público tem sobre sua área, e escreva artigos que solucionem essas questões, ou que informe. Existe uma grande chance de que seu conteúdo apareça no Google, quando alguém pesquisar pelo tema.

Mas lembre-se, seu conteúdo precisa ser de fato relevante, e que de fato ajude as pessoas, pois o robo do Google analisa todos os aspectos, quantidade de caracteres, palavras usadas, titulos, subtitulos e muito mais. Então crie algo realmente substancial que agregue valor, que eu tenho certeza que aos poucos clientes irão entrar em contato por conta desse conteúdo.

 

Google Ads, sua arma no Marketing para Advogados

No processo de busca por profissionais do direito, um dos métodos mais comuns que as pessoas escolhem é a busca no Google, ele vai direto na barra de busca e digita aquilo que precisa. É essencial que o profissional esteja presente e visivel nessa busca, seja por seus artigos publicados, seu escritório cadastrado no Google meu negócio, aparecendo nos mapas ou através dos anúncios Google.

Esse é o lugar mais seleto e disputado pelos proissionais, o topo do Google, os primeiros resultados das pesquisas, são totalmente reservados para os anúncios. É de extrema importância e prioridade em seu marketing para advogados, que seus anúncios estejam otimizados para lhe gerar o melhor resultado.

 

Um site otimizado para suas estratégias de marketing

Todas as estratégias de inbound marketing que mencionamos anteriormente, se fazem presente ou possuem maior potêncial, quando estão alinhadas com um site. Pois seus artigos precisam estar em um blog, nada melhor que o seu próprio blog em seu site. 

Os anúncios Google também precisam de uma página, para onde ele direciona o público que clica nos anúncios. Por isso que ter um site, alilnhado a essas estratégias pode ser uma das armas mais poderosas no marketing para advogados.

Construa um site que ajude o público, tire suas dúvidas e que ao mesmo tempo crie um vinculo de confiança entre sua marca. Com uma navegabilidade fácil, e layouts otimizados, para aumentar suas taxas de conversão.

 

Redes Sociais Profissionais

O posicionamento profissional nas redes sociais, criando conteúdos visuais para Instagram, Facebook e Linkedin, podem ser uma arma poderosa para a captação de novos clientes. Ter um perfil que transmita confiança e autoridade nos assuntos abordados, criam a imagem de referência no segmento.

Procure entender o conteúdo especifico mais indicado para cada rede social, seja ele imagens estáticas, carrossel, videos na vertical oou até mesmo artigos, isso mesmo, aqueles que você escreveu para o seu blog, eles podem e devem ser compartilhados nas suas redes sociais.

Conteúdo em Vídeos e Webinars

Uma forma muito poderosa de captar clientes e criar autoridade, é através de vídeos para as redes sociais, principalmente o Youtube. Sabe todo aquele conteúdo que você escreveu para o seu blog, que você tem completo dominio ? Que tal transformar ele em vídeos de até 12 minutos para o Youtube ?

Essa é uma estratégia formidável no marketing para advogados, pelo simples fato dessas plataformas de videos compartilhados se tornarem o segundo Google das pessoas, hoje grande parte do públilco busca suas dúvidas direto nelas.

A criação de um webinar, também pode ser uma ótima opção, um seminário ou conteúdo online, ao vivo, com público que se cadastrou para receber essas informações, pode ser de fato muito relevante para converte-los em clientes futuramente.

Abordagem direta no Marketing para Advogados

Agora que já falamos das abordagens de inbound marketing, ou seja, quando o cliente vai até você e seu serviço, vamos falar das estratégias de abordagem direta, como ter sucesso no marketing para advogados.

Essas estratégias são um pouco mais intromissivas e novamente, precisam de um cuidado maior, cheque no conselho federal da OAB, os limites e barreiras em se aplicar essas estratégias. Então, sem mais delongas, vamos conhecer cada uma delas.

E-mail marketing

Para implementar essa estratégia primeiramente você precisa de uma audiência, e com isso eu quero dizer contatos de e-mail para que você possa disparar suas campanhas de marketing. Existem algumas formas de captar esse contatos, e vamos falar um pouco delas.

Deixar um formulário de inscrição para os e-mails marketing em seu site, para que assim o público que venha pelos anúncios e artigos, possam de maneira voluntária se cadastrar para receber e-mails.

Oferecer algo gratuito, um produto, ebook, análise, em troca do contato de e-mail, para que futuramente você possa trabalhar as suas campanhas.

Utilizar banco de dados de empresas, que buscam innformações pello CNPJ, e assim selecionar empresas que tenham o perfil do seu público alvo, captando seus e-mails para a sua lista de marketing.

Plataformas de e-amail marketing para advogados

Agora que você já possui seus contatos, é necessario escolher a plataforma de e-mail marketing de sua preferência. É de extrema importância esse passo, pois essa plataforma irá realizar todo o processo de criação da sua lista de contatos, enviandoo simultaneamente para todos, lhe apresentando todos os dados de abertura e conversão.

Nós criamos um artigo sobre as melhores plataformas de e-amail marketing gratuitas no mercado, caso queira dar uma olhada, basta clicar nesse link.

Sms, Whatsapp ou Ligações

Esse talvez seja uma das estratégias mais delicadas, e que deve ser feito com mais cuidado, então novamente, não se esqueça de checar no conselho federal da OAB.

Para que você entre em contato direto com empresas, é de extrema importância que você segmente bem antes, sabendo exatamente com quem você irá falar. A abordagem precisa ser leve, buscando agregar valor para a empresa em questão de maneira gratuita, sem ofertar um produto ou serviço.

O objetivo aqui é mais se apresentar como um facilitador de processos e um aliado para que eles tirem suas dúvidas, conquistando a confiança da empresa. 

Para concluir o Marketing para Advogados

Essas estratégias podem e irão levar os seus serviços a um nivel diferente, com tempo e prática, cada um dos seus conteúdos e anúncios irão estar otimizados e convertendo mais e mais pessoas para se tornarem clientes.

É importante lembrar também que não existe certo ou errado, melhor ou pior estratégia, mas sim aquela que funciona melhor para você e seu estilo de trabalho. Então pratique todas, veja o que mais faz sentido para o seu estilo, aprimore e adapte para o seu modelo de trabalho.

Esperamos que essas dicas possam lhe ajudar a iniciar suas estratégias de marketing para advogados, e caso tenha qualquer dúvida, entre em contato conosco, será um prazer ajudar.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *