O que é PLR no marketing digital?
Significado
O termo PLR vem do inglês, Private Label Rights, que traduzindo da maneira mais prática para o português, significa Direitos Autorais de marca ou direito de uma marca própria.
Toda marca registrada possui seu direito autoral, ou seja, apenas ela pode produzir seu próprio produto(marca), por exemplo, apenas a Ferrari pode produzir e comercializar os carros “Ferrari”, e assim acontece com as demais marcas. Funciona como um registro de autoridade daquele produto ou serviço, de determinada marca.
A venda dos Direitos Autorais
Com diversas marcas no mercado, criando sua patente, registrando suas empresas, o crescimento e a capacidade produtiva aumentaram de maneira exponencial. Porém limitava a produção e geração de novos produtos apenas aqueles que detinham o poder produtivo (capacidade de produzir), ou seja, apenas algumas marcas conseguiam lançar produtos mais complexos no mercado, que necessitavam de alto nível tecnológico e linha produtiva para baratear os custos.
Foi então que o conceito de venda dos direitos autorais surgiu, digamos que você tem a ideia de um produto genial, inovador no mercado, já fez seus estudos, e comprovou que é algo que de fato funcionaria. Porém você não tem o maquinário, mão de obra e nem investimento para iniciar o projeto e distribuir para o mercado.
Então surge a grande sacada, vender o direito sobre esse produto. Você como criador do produto e idealizador da ideia, chega para essa grande empresa que tem capacidade e poder para produzir o seu produto, e vende essa ideia, concedendo total direito autoral sobre o produto, eles irão utilizar da sua ideia, seus conceitos, para produzir esse novo produto, introduzir no mercado, e faturar em cima dele, porém uma parte de cada venda, é revertida para você.
Isso aconteceu com um produto muito comum, e que provavelmente quando criança você já utilizou muito, as arminhas de água. Super Johnson, um ex-militar concebeu essa ideia, porém sem a capacidade de produzir, ele vendeu seus direitos autorais para as maiores produtoras de brinquedos da época, o que levou Johnson a faturar milhões e milhões de dólares.
PLR no marketing digital
Agora que nós já vimos os conceitos de direito autoral e da venda deles, ficou muito mais fácil de entendermos o conceito de PLR no marketing digital. Em resumo, é basicamente você comprar o direito de vender um produto, que foi desenvolvido por outra pessoa, como se ele fosse seu, e lucrar em cima dessa venda.
É muito comum hoje no Brasil, profissionais pegarem produtos digitais lá de fora, que estão em inglês e traduzir para o português, realizando assim um lançamento local. Por conta de se tratar de produtos digitais, ou seja, produtos que são comercializados online, torna-se muito mais fácil ultrapassar essa barreira de região.
Com a permissão da venda, você pode gerar uma roupagem toda nova para seu produto, traduzir, e distribuir da maneira que lhe preferir. Claro que existem diferentes formas de negociação da compra dos direitos autorais, alguns autores irão lhe vender por um preço fixo, lhe dando total liberdade de editar, traduzir, mudar o visual, vender o produto basicamente como se fosse seu.
Por outro lado, alguns autores, irão lhe disponibilizar o produto de forma gratuita, porém será cobrado por venda, um percentual sobre o valor de venda. E quanto a isso, não existe melhor ou pior, e sim a estratégia que faz mais sentido para o seu momento e estilo de trabalho.
Estratégia na Prática
Vamos a prática, como ter uma estratégia eficiente para vender um produto de PLR. Primeiro passo, busque e garimpe produtos digitais que permitam a compra de seus direitos, mas que acima de tudo sejam produtos reais, que tragam reais benefícios para aqueles que compram. É muito comum, os profissionais desse segmento se preocuparem primeiramente com a oferta, a estratégia de venda, antes mesmo de ter um produto de qualidade, não pule essa etapa, além de ser questionável moralmente, não irá lhe trazer benefícios reais, além de criar uma carteira de clientes insatisfeitos, “queimando seu filme “no mercado, e destruindo lançamentos futuros.
Bom, após de escolher um bom produto, que tenha a ver com sua proposta, é hora de prepará-lo para seu público-alvo, seja a partir da tradução, nova identidade visual, comunicação e distribuição.
O importante é sempre ter em mente seu público, para quem seu produto é destinado, a partir disso, crie sua estratégia, fale diretamente com a dor do seu cliente e como seu produto pode solucionar essa dor, de maneira clara e transparente.
Escolha onde você irá distribuir esse produto, em qual plataforma as pessoas poderão comprar, em seu site próprio? Ou alguma plataforma como Hotmart, que já possui estrutura para as vendas, mas cobra taxas por venda? Esse é um importante passo, pois irá determinar os demais, como você irá direcionar seu público.
Agora que você já tem seu produto, pronto, inserido em sua plataforma de preferência, é hora de despertar interesse do público e levá-lo a página de compra.
Existem duas maneiras de se fazer isso, por tráfego pago ou orgânico, que iremos discorrer em tópicos diferentes para melhor entendimento e profundidade no assunto.
Tráfego pago para PLR
Existem 2 maneiras do seu produto aparecer nas plataformas de busca como o Google, e nas Redes Sociais como Instagram e Youtube. De forma paga e orgânica, vamos aprofundar primeiramente na forma paga, os famosos anúncios.
Seja para seu site aparecer nos primeiros resultados do Google, ou para sua postagem ser vista nas redes sociais para um público segmentado, é preciso a criação de anúncios. Todas as plataformas hoje em dia possuem essa opção, Facebook, Instagram, Linkedin, Google, Youtube e diversas outras.
Os anúncios cobram por clique ou visualização, ou seja, cada pessoa que clicar no seu anúncio, e for encaminhada para página de compra do seu produto ou até mesmo um landing page explicativa, será cobrado um valor de você. Porém é uma das maneiras mais efetivas e garantidas de ser visto pelo seu público.
Você pode trabalhar com anúncios no Youtube, vídeos sobre seu produto, que aparecem para as pessoas que navegam no site, ou até mesmo anúncios no feed das redes sociais, tudo com objetivo de levar essa pessoa, que tem a possibilidade de comprar, para conhecer e tomar conhecimento sobre seu produto. Caso queira entender mais a fundo sobre tráfego e anúncios, de uma conferida nesse nosso artigo sobre.
Tráfego orgânico para PLR
Diferente do pago, o orgânico não possui custo, ou seja, as plataformas não lhe cobram por esse espaço, porém existe a grande concorrência, e diferentes métricas que elas analisam para julgar quem merece um bom posicionamento e visibilidade.
Geralmente um projeto de tráfego orgânico, demanda muito trabalho duro e tempo, principalmente se você está começando agora, provavelmente já existam players que tratam do mesmo assunto ou nicho, que estão há muito mais tempo no mercado.
O tráfego orgânico é extremamente dependente da produção de conteúdo, seja a produção de vídeos, imagens para redes sociais, textos para blogs, e tudo em grande volume de quantidade e qualidade. As plataformas começam a avaliar e comparar seu conteúdo com os demais concorrentes, e aqueles que tiverem maior autoridade, qualidade e desempenho com o público, terá seu lugar garantido de maneira orgânica.
Cuidados que precisa ter
Como mencionado brevemente no início do artigo, muitos profissionais estão fazendo a escolha de trabalhar com PLR por conta do grande número de influenciadores que promovem esse tipo de conteúdo, como uma forma simples e fácil de se ganhar dinheiro.
Muitas vezes, ignorando qualquer preocupação com seu público, promovendo produtos falsos, que visam enganar pessoas mais vulneráveis, com promessas milagrosas e afirmações que nem sequer fazem parte do produto.
Além de estarem muitas vezes infringindo o código de defesa do consumidor, o artigo 66° é claro sobre afirmação falsa ou enganosa, podendo gerar pena detenção de 1 a 6 meses ou multa. Sem contar que esse tipo de prática não irá levar nenhum profissional muito longe, pois hoje em dia é muito fácil a opinião ou review de algum cliente estar online.
Se você planeja mesmo entrar nesse mundo, trate o foco do seu empreendimento, sendo o cliente, e busque solucionar a dor dele, da melhor maneira possível.
Esperamos que esse artigo o tenha ajudado a entender um pouco mais sobre PLR no marketing digital, caso tenha dúvidas sobre algum outro tema, deixe um comentário, ou confira nossos outros artigos!