O que faz uma agência de marketing: 9 Serviços e estratégias
Nesse artigo nós iremos abordar todos os aspectos sobre funções, obrigações e objetivos, para descobrir o que faz uma agência de marketing. Para que assim você saiba escolher a melhor parceria para o seu negócio.
Vele lembrar também que cada agência possui seu foco de atuação e serviços oferecidos, por isso então que abordaremos todos os serviços oferecidos no segmento de maarketing de maneira geral
Identificando o desafio de venda
A missão de qualquer agência de marketing é agregar valor na marca do seus clientes, para que com isso, possa ser convertido em resultados de vendas.
Então o primeiro passo, tarefa ou obrigação de uma agência de marketing, é identificar o real desafio do seu cliente, o que está acontecendo em seu mercado, quais as projeções e tendências que estão impactando negativamente suas vendas.
Para isso as agências embarcam em uma reunião, conversa mais detalhada sobre o nicho de seu cliente, entendendo suas dificuldades na hora de vender, suas limitações, sejam elas financeiras, logísticas, administrativas ou qualquer que seja o motivo que impeça um processo de vendas saudável e recorrente.
Desenvolver uma estratégia
Agora que já sabemos o real desafio que o cliente enfrenta, está na hora de desenvolver uma estratégia personalizada para aumentar as vendas e visibilidade de marca. Respeitando sempre as limitações definidas na primeira abordagem, orçamento previsto, limitações regionais e preferencias.
Com toda informação obtida, seja sobre o nicho, segmento, região, produto, serviço e empresa, é possível que a agência desenvolva um caminho estratégico único para o seu negócio, com a sua comunicação de marca e identidade. Elevando seu diferencial a um novo nivel, trazendo mais competitividade para sua marca.
Vamos ver um pouco dessas estratégias na prática.
Tráfego Pago
Essa é uma das estratégias mais utilizadas pelas agências, o tráfego pago, por conta dos rápidos resultados possibilidades de customização, se tornou a queridinha das agências de marketing.
O tráfego pago, é a estratégia que através de anúncios online, seja no Google, Meta, Linkedin e plataformas terceiras, leva público diretamente para o site da empresa escolhida. O poder dessa estratégia já fica bem claro quando explicamos como ela funciona.
Imagine, levar todas as pessoas que pesquisam um serviço, ou produto no Google, direto para o site de uma empresa que vende esse produto. Além de trabalhar com um público relevante, que possui interesse em seu produto/serviço, a estratégia possui custos otimizados para conversão, algo que pode ser bem vantajoso em algumas situações.
Desenvolvimento de Sites
Esse é um grande pilar para as outras estratégias, uma base, o seu endereço online, onde o público pode conhecer seus produtos/serviços oferecidos, a forma como trabalha e a identidade da marca. Desenvolver um site que possa agregar valor e da mesma forma que traga conversão de vendas, é uma tarefa complexa.
Além dos conhecimentos de programação ou diagração de site, é necessário entender os objetivos que se deseja alcançar com esse desenvolvimento. Ter uma estratégia de navegabilidade e de marca, a ser executada dentro do site.
É importante lembrar que grande parte do tráfego pago, também será direcionado para o seu site, então ele deve estar de acordo com seus anúncios, com uma mensagem clara e concisa com as ofertas.
Social Mídia & Design
Outro serviço oferecido pelas agências de marketing, é o trabalho de social mídia, que envolve desde a criação de uma comunicação de marca nas redes sociais, o design e identidade visual dessa marca em suas postagens, a estruturação de copy e hashtag, além de toda a gestão das mídias sociais da empresa.
O objetivo dessa estratégia, é criar uma comunidade engajada que consuma e divulgue seu produto/serviço de maneira orgânica e natural.
SEO
SEO (search engine optimization) é o conjunto de técnicas voltadas para posicionar um site , no topo dos resultados Google, de maneira orgânica, ou seja, sem a necessidade de anúncios pagos.
Essa estrutura estratégica tem como construção, conteúdos escritos para blog, estruturação de sites e páginas, criação de backlinks e muito mais. Recomendado para empresas que queiram um resultado a médio e longo prazo, criando uma base para trazer e captar público interessado em seus assuntos.
Branding
O processo estratégico de criar uma marca, seja em sua identidade visual, comunicação verbal e aspectos relacionados a diferenciação de marca. Uma estratégia de Branding tem como objetivo criar uma identidade única para sua marca, estreitar a comunicação com seu público alvo, ter mais aceitação e conversão em sua mensagem.
Seja através do processo de criação de missão, visão e valores ou até mesmo pela escolha da comunicação visual, cores, tipografia, slogans e logomarca. Tudo faz parte de um processo de Branding de marca.
Aplicar essas estratégias
Não basta só desenvolver as estratégias, não basta apenas desenhar o mapa, é preciso trilhar o caminho até o tesouro. As agências de marketing são responsáveis por aplicar essas estratégias no dia a dia da sua empresa. Seja implementando suas estratégias de tráfego, social mídia, sites, SEO, Branding e demais serviços escolhidos.
É nessa etapa que começam a aparecer os resultados, os dados, e os redirecionamentos que precisarão serem feitos, pois nenhuma estratégia está blindada contra alterações, revisões e adaptações de acordo com a resposta obtida pelo público.
Gestão e relatórios
Durante todo o processo, seja ele mensal ou anual, de acordo com o acordado com a agência, ela se compromete e gerir essas estratégias, otimizar e moritorar constantemente. Sempre lhe apresentando os resultados gerados, trabalhando com transparência e clareza sobre os próximos passos a serem dados.
A agência se torna uma aliada para todos os momentos da empresa, seja nas dificuldades, nos bons momentos e nas incertezas. Cada momento exigindo uma estratégia diferente, criada especialmente para atender as suas necessidades.
Sem mais mistério sobre o que faz uma agência de marketing
Agora que você já sabe tudo o que uma agência de marketing faz, ficou muito mais fácil de escolher o parceiro ideal para o seu negócio. Segmentar e enteder qual serviço pode lhe ajudar, e como ele deve ser realizado. Mas lembre-se, cada agência tem seus próprios métodos e maneiras de atuação, e é isso que faz o mercado tão diverso e possível para as mais diversas necessidades. Se você gostou do conteúdo, deixe um comentário ou dúvida, será um prazer lhe ajudar.