Os 4 P’s do Marketing
Aplicação do conceito na prática
Você já deve ter ouvido ou visto em algum lugar o termo os 4P’s do marketing, ou até mesmo estudado na escola e universidade, mas será que você entendeu mesmo, na prática como cada um desses segmentos e frentes podem impactar no seu trabalho?
Os 4P’s do marketing se referem a 4 frentes que nós devemos atuar com as estratégias de marketing, eles são: Produto, Preço, Praça e Promoção. Nós iremos falar sobre cada um desses aspectos e como ele é aplicado na prática, para que você possa ter uma visão mais ampliada e efetiva sobre cada uma dessas frentes.
Produto
Acredito que essa já seja auto intuitiva, porém a forma de aplicar seja mais complexa do que parece, quando falamos de produto, é de fato aquilo que você oferece, não tem mistério, seu produto ou serviço. Mas como você aborda ele, é a questão, sua concepção, o motivo por trás desse produto é aquilo que nós realmente iremos abordar. Quando você tem uma visão mais mercadológica por trás do produto, a primeira coisa que devemos pensar é: Qual dor ele soluciona? Como esse produto vai ajudar as pessoas? E a partir dessas concepções nós iremos aprimorar a experiência desse produto de maneira personalizada para seu usuário, quem é o principal público desse produto? Todos os aspectos pessoais, comportamentais e demográficos desse público, para que possamos alinhar toda comunicação do produto para eles.
Quando desenvolvemos um produto, pensado para um público-alvo específico, se torna muito mais fácil a comunicação e o convencimento de compra. Pois a mensagem será personalizada para aquele individuo, que possui essas necessidades especificas. Atingindo aquela dor específica, aquele ponto de pressão que precisa ser aliviado, você cria uma conexão direta com seus compradores.
Desenvolver estratégias de marketing pensadas em seu produto, exige pensar na abordagem, comunicação e como se diferenciar da concorrência, seja em sua embalagem, slogam, estratégia de branding, comunicação visual, diferenciais técnicos do produto, dor solucionada e qualquer outro aspecto que possa fazer seu produto se destacar, brilhar de maneira única, que permita a fácil identificação do público.
Preço
Desenvolver o preço de um produto, vai muito mais além de apenas calcular seu custo e adicionar uma margem de lucro, quando pensamos no preço de um produto, com uma mente estratégica, visando seu posicionamento no mercado, nós utilizamos o termo “percepção de valor “.
Vamos entender o seguinte conceito, a partir de um exemplo simples, carros de luxo, se eles alterassem seu valor de venda, para preços populares, o que você acha que aconteceria? Bem, deixe me falar o que iria acontecer, ele perderia seu valor totalmente, um carro de luxo, é desenvolvido para um público que possui valor de aquisição maior, um nicho específico. Parte dessa percepção que as pessoas têm, do carro de luxo ser algo incrível, deve-se ao preço, colocar um carro desses a preço popular, é como rebaixar ao mesmo status, você perde a capacidade de justificar sua percepção de valor.
O público que gosta de pagar mais caro em carros selecionados de luxo, iria perder o interesse, o sentimento de pertencimento ao possuir um carro seleto, não iria mais existir, pois agora ele seria um carro acessível, algo popular. Direcionado para um novo público, que antes não enxergava esse carro como algo viável para compra.
O preço diz muito sobre o pertencimento, e a segmentação de público que você deseja alcançar, com a estratégia certa, alinhada ao seu produto, o preço pode lhe trazer inúmeras vantagens na maneira como ele é visto pelo seu público, criando um sentimento de pertencimento, e valor justo.
Praça
Quando falamos de praça, de maneira resumida estamos falando de “onde”, qual lugar seu produto será ofertado e vendido. Por praça nós podemos entender como uma loja física, uma feira, evento, loja online, venda direta e afins. A praça, nada mais é que seu lugar de venda, onde seu público poderá encontrar seu produto, e tem total ligação com os dois temas anteriores, Produto e Preço. Na realidade todas essas frentes estratégicas têm total ligação uma com a outra, para concepção da sua marca(empresa) é necessário trabalhá-las como uma corrente, ligadas uma à outra em sequência lógica.
Quando temos um produto bem desenvolvido, pensado em um público-alvo, com um preço correto que converse com esse mesmo público, basta nós entendermos o padrão de comportamento que esse nosso público possui. Onde ele anda, que lugares frequenta, padrões de compra, se prefere comprar online ou visita lojas físicas, como ele interage com esse produto, seu nível de confiança e muito mais.
Vamos pegar o mesmo exemplo, do carro de luxo novamente, como o público que compra esse produto, costuma interagir e até mesmo efetivar uma compra? Dificilmente será uma compra realizada totalmente online, esse produto necessita uma visita e o contato presencial, grande parte dessas vendas acontece em showroom, vitrines e lojas onde o cliente pode entrar e conhecer o carro.
Trabalhar uma estratégia de venda 100% online nesse caso, levaria seu negócio ao fracasso, por mais assertiva e genial que seja, mesmo que tenha assertado nos 2 passos anteriores, posicionar seu produto em um local errado implica em atingir um público errado e como consequência fracassar em vender.
Promoção
A promoção é toda ação promocional, que visa levar a marca ao reconhecimento, promovendo seus produtos ou serviços, essa é a área de atuação das agências de publicidade, criando propagandas virais e conteúdos super criativos para as redes sociais.
Mas é importante novamente, levar em consideração todos os outros fatores, como produto, preço e praça, para que você seja capaz de criar promoções e promover a marca de maneira assertiva, para o público certo.
Criar propagandas impressionantes e engraçadas podem ser o ápice de qualquer publicitário, mas é preciso um fundamento, um “porquê” maior para se criar cada promoção, como o público reage aquele produto no mercado, o que ele procura nesse produto, seus diferenciais, onde iremos vender e quanto será cobrado. Pois só assim será possível criar algo relevante e que gere familiaridade com seu público, pois somente dessa maneira, um vínculo de confiança será estaelecido entre marca e consumidor.
Marketing nos 4 P’s
Mas como o pensamento estratégico de marketing interage com esses Os 4P’s do marketing? Bom, é preciso ter em mente primeiramente, o que é marketing. Marketing é toda estratégia ou ação que visa agregar valor, a uma marca, produto ou até mesmo pessoa.
Ora, então por essa lógica, nós temos o pensamento de agregar valor no produto, seu preço, praça e até mesmo em sua promoção, visando tornar o mais efetivo e lucrativo possível. A partir de algumas estratégias de marketing poderemos otimizar o posicionamento de uma marca, como ela se comporta no mercado, sua comunicação e abordagem na hora de venda.
Estruturando da maneira mais inteligente seu produto, sua oferta em geral, onde ela é ofertada e como é promovido sua ideia geral.
Só assim uma marca conseguirá ser completa, e se destacar das demais, apontar como principal escolha entre seus clientes e conquistar sua fatia de mercado.
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