Marketing de geolocalização GUIA para o seu SUCESSO
Bem, você já deve ter ouvido o termo marketing de geolocalização ou marketing geográfico, ou qualquer outro termo semelhante, mas o que de fato é essa prática? Como aplicar, quando aplicar, e se de fato é recomendada parra o seu tipo de negócio, é sobre isso que nós vamos falar nesse texto, vamos lá?
O que é marketing de geolocalização
Marketing de geolocalização é basicamente toda estratégia de marketing, que visa agregar valor por definição, porém, para uma área específica, e quando dizemos área, é de fato área física, regional, bairro, cidade, estado ou qualquer delimitação geográfica.
Então o marketing geográfico visa otimizar as estratégias que possam agregar valor, para o público de uma determinada área, que possua características e necessidades únicas daquela região.
Quando utilizar estratégias de marketing de geolocalização?
Existem algumas situações especificas onde essa estratégia é muito válida, algumas muito mais que outras, iremos apresentar cenários onde o marketing de geolocalização pode fazer uma grande diferença em suas vendas.
Loja física
Uma das melhores aplicações para essa estratégia, talvez seja na situação de lojas físicas, que possuem a necessidade de trazer o cliente para dentro da loja, seu ponto de venda. Muitas lojas não trabalham com entregas em longas distâncias, e possuem a necessidade de o cliente vir até a loja, conhecer seus produtos e realizar a compra no local.
Porém com o aumento das vendas online, o fluxo dos clientes em lojas físicas se tornou cada vez menor, é aí então que entram as estratégias de marketing, para de fato tirar esse cliente que mora na região da sua loja de casa e trazer até seu ponto de venda.
Limitação de Verba
Quando vamos fazer qualquer campanha de marketing com objetivo de trazer mais clientes e visibilidade de marca, temos que pensar na verba disponível. Em situações de pequenas empresas, que possuem verbas menores para suas ações, talvez o mais aconselhado seja trabalhar com pequenas regiões especificas.
Quando tentamos alcançar uma grande área, com uma verba reduzida, além de trabalharmos com diferentes públicos, algo genérico, acabamos não tendo força expressiva, pois a verba foi dividida em toda uma grande região.
Agora quando reduzimos essa área, e focamos nesse público, além de ser um grupo mais semelhante, e próximo em muitas categorias, toda sua verba é focada em uma área só, permitindo que sua campanha ou ação, tenha mais força, mesmo que em uma pequena área.
Foco de venda em área
Existe a possibilidade da sua empresa também, ter um produto ou serviço desenvolvido para uma área específica, sua entrega se limita a essa região ou apenas deseja entrar no mercado daquela área. Mesmo que seu negócio não tenha sede naquela região, seus serviços ou produtos são destinados e limitados aquela área.
Como aplicar estratégias de geolocalização na prática
Vamos falar das estratégias que você pode aplicar para ter os melhores resultados em seu negócio, vamos separar cada uma delas e explicar, como criar, para qual segmento é mais aconselhado e sua gestão.
PDV e Layout
Essa estratégia é especificamente para as lojas físicas. Tenha em mente que dependendo da região, muitos transeuntes passam por seu estabelecimento, ter um local preparado para captar sua atenção, transmitir confiança e induzir a entrada, é de extrema importância.
Então vamos a algumas bases, o público em geral não conhece seu estabelecimento, ainda não criou um laço de confiança, facilite esse processo para ele, Evite fachadas e entradas de lojas cobertas, escuras, que dificultem a visibilidade do público. Ao passar na frente de uma loja, seu cliente precisa ter a exata noção do que o aguarda lá dentro, e que ele pode entrar sem medo de algo desconhecido. Trabalhe sempre com lojas abertas, material em vidro, e bem iluminado, algo que permita a fácil identificação e visibilidade do estabelecimento.
Faça o seguinte exercício mental, você está passando em uma calçada, no centro da sua cidade, cheio de lojas e você avista 2 estabelecimentos, o primeiro possui uma ampla fachada, toda aberta e com vitrines em vidro, você consegue ver até os fundos da loja, só de passar em frente, bem iluminado e com facilidade para você olhar todos os produtos e se locomover nos corredores. Já a segunda loja, só é possível ver uma portinha de ferro, que leva a uma escada em curva, um tanto quanto apagada, e que lá em cima, segundo a fachada, existe uma loja, você não consegue ver os produtos, atendentes e nem sequer comprovar que a loja existe. Qual das duas opções parecem mais convidativas para você entrar?
Publicidade Outdoor na região:
Uma estratégia bem válida, é trabalhar com publicidade outdoor na região escolhida, seja em muros pintados, outdoors, totens e qualquer outra mídia física que tenha como público-alvo as pessoas daquela região. Por ser uma região segmentada e talvez até pequena, é possível cercar e fechar um raio em volta do seu estabelecimento com algumas publicidades, fazendo com que a mesma pessoa veja mais de uma vez a sua marca durante o dia. Muitas vezes é possível até utilizar essa estratégia para localizar e direcionar o público para o caminho da sua loja física.
Tráfego Pago:
trabalhar com tráfego pago, pode ser uma ótima estratégia para seu marketing geográfico, pelo fato de ser possível delimitar onde os anúncios irão aparecer, ou seja, em sua área de atuação.
De maneira resumida, os anúncios irão aparecer apenas nos computadores e celulares das pessoas que moram na região escolhida, então quando eles pesquisarem no Google, assistirem um vídeo no Youtube, seu anúncio irá ser exposto para eles.
Você pode criar chamadas para ação, apresentar seu serviço ou produto e até mesmo fechar as vendas, caso tenha um site ou plataforma que suporte essa estratégia.
Anúncios em Mapa:
existe também uma opção que ainda não é muito divulgado ou sequer utilizada pelas empresas, os anúncios em mapas. É muito comum que as pessoas usem mapas para localizar um estabelecimento ou local, seja na internet ou por um gps. Ambos possuem a opção de anunciar, e trazer mais evidência para o seu negócio, por ser um serviço ligado diretamente a geolocalização, ele lhe permite segmentar seus anúncios em zonas, do seu atendimento ou lojas físicas.
Vantagens do marketing de geolocalização.
Essas estratégias podem oferecer uma série de vantagens para você empreendedor, seja pelo custo reduzido, a alta taxa de conversão e o reconhecimento da marca regionalmente.
O custo dessa estratégia acaba sendo reduzido por conta da quantidade populacional de existe em uma área, acaba sendo menos custoso, do que tentar abranger uma grande área ou até mesmo várias regiões de uma só vez.
Alta taxa de conversão, por ter mais familiaridade com o público, por ser da sua região de atuação, ser uma região ou bairro familiar.
O reconhecimento de marca na área, também é algo que acontece naturalmente, e até por uma questão lógica, é muito mais simples no início ser reconhecido no seu bairro do que em todo o país.
Dicas finais.
Em resumo a estratégia do marketing de geolocalização é muito poderosa para alguns modelos de negócios, como já mencionado no texto. Se você se enquadra e acredita que faz sentido para o seu negócio, vá em frente e aplique todas as técnicas. Mensure os resultados, analise o que mais faz sentido para você e corrija aquilo que não lhe trouxe resultados, o marketing geográfico, pode trazer muitos resultados, mas não da noite para o dia, então tenha constância e rotina, foque na sua região, que eu lhe garanto que em pouco tempo você começara a notar os resultados.