Como Vender Online ?
Como vender online ? Para que possamos responder essa pergunta de maneira conclusiva, precisaremos abordar esse tema de maneira completa e ampla, definir alguns padrões e definições, entender o conceito de venda online, como funciona, formas de aplicação e mercado geral. Então comecemos pelo início.
O que são vendas online ?
Todo processo de pesquisa, consideração de produto, tomada de decisão e compra finalmente, fazem parte das vendas online. Vender online, significa, a aquisição de um produto ou serviço, através de plataformas online, sites, lojas virtuais e marketplaces.
A venda online é algo intangível, ou seja, algo que você não pode tocar. Ela limita-se à experiência oferecida pela empresa que oferta, seja através de fotos, reviews de clientes, descrição detalhada, vídeos. Tudo isso para gerar a melhor experiência possível de compra, e diminuir todas as dúvidas e incertezas ao comprar online.
Defina o que vender pela internet
O primeiro passo para iniciar a vender online, é definir qual o seu produto ou serviço, o que você produz ou oferece que pode ajudar as pessoas, resolver necessidades? A partir dessa pergunta é possível identificar aquilo que você pode oferecer e vender online.
Ter um produto ou serviço que realmente tenha sincronia com você, é essencial para se destacar nas vendas online, vender por vender, te coloca na posição de apenas mais 1, facilmente passado pela concorrência e facilmente copiado.
Escolha seu público
Agora que você já desenvolveu seu produto/serviço, está na hora de segmentar seu público-alvo. É essencial a segmentação por se tratar de venda online, o público digital é muito grande e diverso, vindo de todos os lugares, culturas e com diferentes necessidades. Para que você possa de fato ter resultados em suas vendas, é preciso falar com o público certo, aquele que seu produto/serviço tenha apelo. Caso contrário, você perderá muito dinheiro falando com pessoas que não buscam seu produto ou serviço, sua energia e investimento precisam ser alocadas para converter o público certo, para fechar vendas e gerar crescimento. realmente tenha sincronia com você, é essencial para se destacar nas vendas online, vender por vender, te coloca na posição de apenas mais 1, facilmente passado pela concorrência e facilmente copiado.
Determine seus canais de venda
Um passo extremamente importante, e essencial de um ponto logístico, é a determinação de seus canais de venda. Ou seja, por onde, e que meio você usará para vender seus produtos, de maneira online através de uma loja, e-commerce, lojas físicas, distribuição para revendedores ou nos demais canais de venda. Um canal de venda nada mais é que o meio, o veículo por onde você distribui e vende seus produtos.
Ele impacta diretamente nas demais estratégias e direcionamento de marca que você tomará, pois dependendo do seu canal de venda, você precisará implementar uma estratégia de marketing diferente, seu público possui comportamento diferente e necessidades distintas.
Analise a concorrência
Não é novidade nenhuma que os concorrentes possuem parte do mercado que você busca alcançar e comercializar. Ou seja, você tem muito o que aprender com eles, seja em seus pontos fortes, quanto em suas falhas, para que assim você possa ter destaque e diferencial de valor.
Analisando a sua concorrência você pode encurtar muitos caminhos que você teria que percorrer, simplesmente por entender suas estratégias, erros cometidos, como eles corrigiram, mudanças de direcionamento, e porque eles fizeram tudo aquilo.
Precifique seu produto para as vendas online
Um passo muito importante para começar a vender online, é de fato ter um preço, mas como fazer isso? Antes de tudo, você não pode ter prejuízo, ou seja, seu valor de venda tem que ser no mínimo, igual ao seu custo total para oferecer esse produto.
Isso inclui seu custo fixo e variável, seja com aluguel, luz, água, insumos, frete, mão de obra, embalagem, tudo que seu produto depende para estar pronto e entregue ao cliente. Após isso, você pode inserir sua margem de lucro, uma conta bem legal de se aplicar, para margem de lucro é o markup, que lhe permite trabalhar com um valor seguro e prospero para o seu negócio.
Vale ressaltar que custo fixo, markup e outras contas básicas, não definem o valor percebido do seu produto, existem muitos fatores que impactam nesse sentido. Ao agregar valor ao seu produto ou serviço, como por exemplo, atendimento personalizado, aplicativo próprio, embalagens mega descoladas, tudo isso irá aumentar a percepção de valor que seu cliente tem, sobre você. Possibilitando aumentar seu preço, com melhores margens de lucro e diferencial de mercado.
Escolha seu método de pagamento (recebimento)
A escolha do seu meio de pagamento é muito importante pois delimitará as formas de venda, além de necessitar de apoio logístico e tecnológico para acompanhar cada meio de pagamento.
A escolha do meio de pagamento irá delimitar a capacidade de venda também, tendo em vista que diferentes pessoas optam por diferentes formas de pagamento. Então ao dispor poucas formas de pagamento, você restringe seu público para apenas aqueles que estão aptos e acostumados a trabalhar com aquela forma de pagamento.
Vale ressaltar que algumas formas de pagamento, possuem taxas e impostos a serem cobrados pelos serviços e empresas parceiras, como por exemplo o pagamento por cartões, onde você paga uma pequena taxa para as empresas responsáveis pela transação.
Organize a parte logística
Ter sua logística bem definida, e organizada é de extrema importância para o bom funcionamento das suas vendas online. O processo de compra online, é realizado de maneira extremamente ágil, com prazos de entrega cada vez mais rápidos.
Para definir qual o melhor sistema logístico, é necessário entender quais as necessidades especificas que seu produto ou serviço necessita, para efetuar um bom processo logístico. Por exemplo, digamos que você produz produtos congelados, é de suma importância que o sistema logístico seja realizado em veículos refrigerados.
Após o entendimento completo das suas necessidades, é hora de decidir como realizar esse processo logístico, por conta própria ou a partir da contratação de terceiros, empresas especializadas nesse tipo de serviço.
Veja qual o melhor custo-benefício para a sua necessidade e momento, pois o custo logístico irá compor grande parte do seu custo total de venda, implicando diretamente no preço do seu produto e na sua força competitiva.
Determine os canais de divulgação dos produtos
Para escolher os melhores canais de divulgação precisaremos voltar aos primeiros passos, na definição de seu público-alvo. A partir do entendimento do seu público-alvo, você poderá entender seus principais padrões de comportamento, onde estão, o que buscam, como compram e muito mais. Com esse conhecimento você poderá determinar quais canais online seu público mais está presente, seja em uma rede social, algum blog, plataforma ou site específico.
Então é hora de focar toda sua força e investimento, seja de tempo e financeiro, para produzir conteúdo e anúncios que conversem direto com esse público, vinculados nesse canal de divulgação específico.
Atendimento ao cliente
Uma parte muito negligenciada pelas empresas e que pode acabar com todos os passos anteriores, é o atendimento ao cliente, criar um sistema uniforme e constante para que seu público não fique sem resposta.
É de extrema importância ter uma equipe treinada para o atendimento, que esteja ciente de todo processo, e como atender seus prospects. Isso só é possível se o profissional for treinado, e tiver completo entendimento sobre todo o processo de captação e prospecção que você utilizou.
Um script e métricas de acompanhamento se fazem complementar nessa etapa, pois muitos dos seus prospects não irão fechar uma compra logo no primeiro contato. Será preciso direcionar cada lead para seu devido planejamento estratégico, prevendo novos contatos e interações para fechamento de compra.
Remarketing (aumente suas vendas)
Como mencionado no tópico anterior, grande parte dos seus prospects não irão fechar ou concluir a compra na primeira visita ou contato, e isso é muito comum. Ai então que entram as estratégias de remarketing como são conhecidas popularmente.
Basicamente, uma estratégia de remarketing é você trabalhar aquele público que já visitou seu site, suas plataformas ou até já fez o primeiro contato. Produzir anúncios personalizados que conversem especificamente com esse público, relembrando de finalizar sua compra ou considerando a marca novamente.
Com a quantidade de exposição que uma pessoa sofre diariamente a anúncios, é comum que muitas compras não sejam finalizadas, carrinhos fiquem abertos, contatos não se finalizam e por adiante. A estratégia de remarketing é fundamental para esse último impulso e consideração, fazendo assim com que o cliente feche sua compra ou faça novo contato.