Inbound marketing

Inbound Marketing, a revolução da propaganda

Anuncio Tradicional X Inbound marketing

marketing e a publicidade durante toda a história, sempre tiveram como objeto principal o seu próprio produto ou serviçoCom anúncios criativos, propagandas provocativas, embalagens inovadoras e jingles. 

O tema e foco principal sempre foi o produto, seus benefícios, seu diferencial, sua identidade única, buscando despertar o sentimento de pertencimento. Porém o grande “problema” dessa técnica, é que no fundo, mesmo que as mais criativas e divertidas propagandas, ainda sim, continuam sendo propagandas. 

Você não se senta no seu sofá sábado à tarde, para assistir propagandas, muito pelo contrário, você entende a propaganda como um tempo livre, para ir ao banheiro, olhar o celular, buscar alguma coisa na geladeira. Algo quase que obrigatório que você precisa passar, para assistir os seus programas favoritos. 

A propaganda se tornou algo penoso, uma obrigação, uma espécie de pedágio que você paga antes de assistir desfrutar dos seus programas e shows favoritos. Essa sensação fez com que poder das propagandas e anúncios caíssem.  

Repare, quantas vezes uma mesma propaganda é exibida para você durante o dia, repetidas vezes. Tudo isso para que você possa se familiarizar, memorizar ou até mesmo simplesmente conseguir prestar atenção no conteúdo. Pois como não é algo que você deseja assistir, sua atenção e foco são mínimos, então a solução é repetir diversas vezes. Para que no final do dia, as partes picadas de informação que você conseguiu pegar daquela peça publicitária, se tornem o todo na sua mente e faça sentido. 

Agora, não seria maravilhoso para as marcas, se ao invés de sentar-se para assistir programas e shows, seu público fosse assistir as propagandas, por vontade própria, com intenção e atenção? 

O que é Inbound Marketing?

Esse é o conceito base do inbound marketing, a criação de conteúdo e não mais propagandas. Imagina o seguinte cenário, um público específico está buscando por um tema, um conteúdo que eles desejam consumir, vamos dizer que: “melhores lugares para viajar na Europa “. 

Eles pesquisam e encontram uma matéria supercompleta, sobre os melhores lugares, melhores hotéis, dicas, preços e muito mais. Porém todo esse conteúdo foi criado por uma marca, que vende e proporciona viagens para a Europa. Quais a chances desse público, depois de ler a matéria completa, no mínimo consultar com essa mesma empresa, os pacotes de viagem? 

A criação de conteúdo, além de ajudar, guiar, instruir, levar notoriedade, ela agrega valor de maneira gratuita na vida do consumidor, sem interromper seu momento de lazer, pois ele mesmo buscou, ele consumiu seu conteúdo. 

Quando uma marca agrega valor de maneira gratuita para seu público, ela institivamente cria um laço e conexão, promove a visibilidade da marca como autoridade no assunto. 

Por que fazer inbound marketing?

Além da vantagem que acabamos de mencionar, que é a intenção e a retirada do estigma de ser uma propaganda, o inbound possui muitas outras vantagens para que as empresas comecem a adotar. 

Redução de custo, quando trabalhamos com as mídias tradicionais, pagamento é feito por tempo de exibição, visualização, cliques e outras métricas. O que na prática pode ser muito custoso, e não entenda mal, a utilização das mídias tradicionais é muito efetivo ainda. O objetivo do inbound e ser mais um braço e opção da sua marca, com objetivo de agregar. 

o inbound marketing não visa apresentar sua propaganda, e sim a construção de um bom conteúdo, que faz processo inverso, seu público que procura por ele. O custo dessa estratégia é basicamente na construção e desenvolvimento do conteúdo. 

Sentimento de confiança e pertencimento, quando consumimos um conteúdo, de forma esporádica ou até mesmo sistemática, desenvolvemos uma espécie de conexão. Uma necessidade em consumir, onde aquele conteúdo desempenha um papel de realmente lhe ajudar em algo, seja instruindo ou simplesmente entretendo, criando bons momentos. 

Um caso de Sucesso

Inbound marketing

Vamos dar uma olhada em um dos melhores exemplos práticos de inbound marketing. Que trouxe milhões de reais em faturamento para empresa John Deere, fabricante mundialmente reconhecida por suas máquinas agrícolas. 

Seu público-alvo, não tem grande costume de estar presente nas redes sociais, ou até mesmo exposto as mídias tradicionais. Homens e mulheres do campo, que trabalham quase que durante todo o período do dia, estavam muito distantes da marca. 

Então surge a Ideia de se conectar com esse público, ajudá-lo em seu dia, e de forma natural trazê-los para perto da marca. É criada então a revista “ The Furrow ”, focada em conhecimento agro e dicas para os produtores. Notícias sobre produtividade, entrevista com experts da área. Algo extremamente útil para todos que trabalham no campo. 

A ideia foi um sucesso, distribuída de maneira massiva, se tornou um conteúdo desejado por todos os produtores agrícolas, que edição após edição consumiam religiosamente. A john Deere começava então a estar presente na vida do seu público-alvo, algo que toda marca almeja.   

O sentimento de confiança a marca se tornava maior, ano após ano, geração após geração. Algo que levou hoje a John Deere ser uma das maiores fabricantes de máquinas agrícolas do mundo. 

Como Fazer Inbound Marketing

Inbound marketing

Primeiro passo, conheça seu público-alvo, saiba qual dor ele sente, qual é aquele principal problema que esse público tem, que você pode resolver ou ajudá-los com seu produto?  

Em cima dessas informações, você pode desenvolver uma peça de artigo, blog, revista, vídeo ou qualquer conteúdo. Que tenha como objetivo ajudar, instruir, tirar dúvidas sobre esse assunto. 

Digamos que você é um dentista, e deseja iniciar com estratégias de inbound marketing. Uma ótima ideia seria produzir vídeos semanais, com temas pertinentes, que todo paciente tem, mesmo antes de se consultar com um dentista. Essas estratégias têm se provado extremamente eficiente, pois o melhor vendedor é aquele que não tenta vender. 

Esse é um princípio que se faz totalmente presente, nas estratégias de inbound marketing, a arte de não tentar vender. É de fato é aquilo que irá te fazer vender muito mais, por mais paradoxal que soe, é algo muito real.  

Faça o seguinte exercício mental, quando alguém com uma camisa de empresa, uniformizado, chega lhe oferecendo um produto, seu primeiro pensamento é: “Putz, de novo alguém tentando me vender algo “. Porém, se um amigo seu, sem ganhar nada em troca, ou sem qualquer ligação com a empresa, lhe indica uma marca, produto ou serviço, sua reação é de curiosidade, confiança, a chance de você comprar para conhecer é muito grande.  

O mesmo acontece com a criação de conteúdo, ao não tentar vender, você acaba vendendo muito mais, é como uma psicologia reversa, tudo aquilo que tentar forçar ou fazer muita questão que você compre, você desconfia imediatamente. 

Se apresentar como Autoridade no Assunto

Grande parte do processo de compra e tomada de decisão, é definido pelo quanto o comprador confia na marca. Qual apresenta menor riscos. Nós temos por essência a busca por controle, empresas e marcas que nos passam a sensação de desconfiança, dúvida ou até mesmo falta de controle no processo de compra, tendem a apresentar uma baixa conversão de efetivação de vendas.  

Ao produzir conteúdo, inbound marketing, além de todas as vantagens que mencionamos durante o artigo. Você tem a chance de se posicionar como autoridade em determinado assunto, criando confiança e conexão com o público. E quando as pessoas precisarem comprar o produto ou serviço que você oferece, quem você acha que eles irão procurar e confiar? 

Em sumo, a criação de conteúdo é uma estratégia extremamente viável para qualquer empresa ou negócio. Além de possuir um custo de produção abaixo dos anúncios tradicionais, ele funciona como orientador. Criando uma conexão inconsciente com seu público, transformando curiosos em leitores, leitores em fãs e fãs em consumidores. 

Inicie com a estratégia que mais tenha sinergia com o seu negócio, vídeos, textos, boletins e qualquer outro conteúdo, que possa orientar e ajudar seu público, de maneira gratuita.  

Com o tempo, sua comunidade começara a ser formada, por pessoas segmentadas, que precisam e buscam por seu produto, aí é só uma questão de tempo até as suas vendas decolarem! 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *